Muitas pessoas tiveram a infeliz experiência de perder com sucesso uma quantidade significativa de peso, mas voltaram a engordar em curto espaço de tempo. É importante compreender que fazer dieta não é somente tirar todo o excesso de gordura do seu corpo. É o início de uma nova estrada de viver um estilo de vida mais saudável.

A seguir vou tentar ajudar você a saber se esta realmente preparado/a para fazer uma dieta e atingir seu objetivo de forma plena e saudável.

Por Roberto Saldo
O sucesso da sua perda de peso depende em grande parte da sua prontidão para assumir o desafio. Se você começar antes de estar pronto/a, o seu plano de perda de peso pode falhar sob o primeiro desafio.

Use essas perguntas para avaliar sua prontidão para perda de peso.

1. Você está motivado/a para fazer mudanças de estilo de vida a longo prazo?
Perda de peso bem sucedida depende de mudanças de estilo de vida permanentes, tais como comer alimentos saudáveis e se exercitar mais. Isso poderia representar um desvio considerável em seu estilo de vida atual. Seja honesto.

Saber que você precisa fazer mudanças em seu estilo de vida e realmente fazê-lo são duas coisas diferentes. Você pode ter que rever sua dieta para comer mais grãos integrais, frutas, legumes e produtos lácteos com baixo teor de gordura, por exemplo. Você também vai precisar de encontrar tempo para se exercitar pelo menos 30 minutos quase todos os dias da semana. O exercício é especialmente importante para evitar recuperar o peso perdido.
Sua motivação para a realização dessas mudanças pode estar em melhor sua saúde, melhor sua aparência ou apenas se sentir melhor com sigo mesmo em geral. Sabendo que a sua motivação é saudável,não importa o que seja. Encontre sua motivação e se concentre nela.

2. Você esta lidando com grandes distrações em sua vida neste momento?
Se você está lidando com os principais acontecimentos da vida, tais como problemas conjugais, estresse no trabalho, doença ou preocupações financeiras, você não pode querer adicionar o desafio de renovar seus hábitos alimentares e exercícios. Em vez disso, considere dar a sua vida uma chance de se acalmar antes de iniciar seu programa de perda de peso.
3. Você tem uma imagem realista de quanto peso você vai perder e quão rapidamente?
Alcançar e manter um peso saudável é um processo ao longo da vida. A longo prazo, é melhor programar a perda de 1kg por semana. Para perder 1 kg por semana, você precisa queimar de 500 a 1.000 calorias a mais do que você consome a cada dia. Você pode fazer isso através de uma dieta de baixas calorias e atividade física regular ou exercício.
Inicialmente você pode perder peso mais rapidamente do que se você fizer alterações significativas – apenas certifique-se que as alterações são a saúde de apoio. Não desanime se a sua taxa de perda de peso diminui um pouco depois de maiores perdas iniciais isso é normal pois no início se perde mais água.
4. Você já resolveu todos os problemas emocionais ligados ao seu peso?
Emoções e alimentos são muitas vezes entrelaçadas. Raiva, estresse, tristeza e tédio podem desencadear fome emocional. E se você tem uma história de um transtorno alimentar, perda de peso pode ser ainda mais complicado. Comece por identificar os seus problemas emocionais relacionados à alimentação de modo que você esteja preparado para os desafios. Pergunte para o seu médico sobre quais as opções de perda de peso que são os melhores para você.
5. Você tem o apoio de um bom suporte?
Qualquer programa de perda de peso pode ser difícil. Você pode enfrentar momentos de tentação ou ficar as vezes desanimado/a. Ter alguém por perto para oferecer incentivo pode ajudar. Se você não tem amigos ou familiares que você pode confiar para ajuda positiva, considere juntar-se a um grupo de apoio de perda de peso.
Se você quiser manter seus esforços de perda de peso privado, e acha que esta preparado/a para ser responsável perante si mesmo com regulares desafios na sua dieta e atividades. Você ainda pode considerar juntar-se a um programa on-line ou usando um técnico de saúde.
6. Você já abraçou o desafio de perda de peso?
Se você não tem uma atitude positiva sobre a perda de peso, você pode não estar pronto/a. Se você teme o que está adiante, você pode ser mais propenso/a a encontrar desculpas para sair do curso. Tente abraçar a visão de seu novo estilo de vida e permanecer positivo. Concentre-se em como você vai se sentir quando estiver mais ativo ou quando você pesar menos. Imagine-se comemorando a cada pequeno sucesso ao longo do caminho.
7. Você está pronto para perda de peso: Agora que?
Se você respondeu sim a todas ou a maioria destas perguntas, você provavelmente está pronto/a para fazer as mudanças necessárias no estilo de vida a trabalhar para a perda de peso permanente. Você pode ser capaz de avançar em seus próprios pés, criando o seu próprio programa de estilo de vida para uma alimentação saudável e exercícios. Ou você pode sentir que você precisa de ajuda.
Educar-se sobre o processo de perda de peso bem sucedida e manutenção é um começo. Por exemplo, aprender mais sobre as mudanças dietéticas necessárias para perder peso. Consulte um nutricionista ou se inscrever em um programa de peso baseada em comportamento que podem ajudá-lo a mudar os hábitos que podem interferir com a perda de peso, como comer quando você está estressado ou entediado. Se você tem uma quantidade significativa de peso a perder, você pode ter melhores resultados de perda de peso com supervisão médica com uma equipe de profissionais de saúde que podem incluir um nutricionista, um terapeuta ou um especialista em obesidade.
8. E se você não está pronto?
Se você não respondeu positivamente a mais de uma destas perguntas, você pode não estar pronto para embarcar em um programa de perda de peso agora. E isso pode até ser bom, sinal que você esta consciente do caminho. Explore o que está prendendo você e enfrentar esses obstáculos. Em alguns casos, pode ser simplesmente uma questão de tempo. Por exemplo, pode ser necessário resolver outros factores de stress na sua vida em primeiro lugar. Em outros casos, pode ser necessário trabalhar em questões relacionadas, tais como seus sentimentos em relação a perda de peso ou a sua vontade de se comprometer com mudanças de estilo de vida permanente.
Considere procurar ajuda de um profissional, como um treinador de bem-estar certificada, para ajudar você a trabalhar com estas questões. Tente resolver os obstáculos o mais rápido possível e então re-avalie a sua disponibilidade para a perda de peso de modo que você possa rapidamente começar a fazer sua vida mais saudável. Não deixe que o caos da vida tornar-se uma desculpa permanente, no entanto. Nunca haverá um tempo absolutamente perfeito.
9-Ainda não tem certeza?
Você pode ter descoberto que não poderia responder a todas as perguntas com um simples sim ou não. Se você se sentir em geral positiva sobre a maioria das suas respostas e você está otimista sobre um programa de perda de peso, considere a partir de agora. Você pode nunca ter respostas definitivas na vida. Não deixe que suas duvidas lhe roube a chance de alcançar seus objetivos de perda de peso.